quinta-feira, abril 07, 2011

Sobre o meio ambiente.

Outro dia, em meio a brevidade de uma caminhada, tive, de súbito, uma importante iluminação. E olhe que nem precisei de muita meditação. Pelo contrário. Estava caminhado e pensando em um monte de absurdos (todo mundo tem seus dias, hein!) quando, de repente, não mais que de repente, parei e olhei a minha volta. O que eu vi? Um cenário lindo: arvores lindas que me passaram a sensação de milhares de anos transformados na mais pura sabedoria, pássaros cantando e me mostrando o mais belos dos sons - o da natureza, pessoas andando e sorrindo demonstrando a grandiosidade do Universo, a grama verde exalando um delicioso aroma que poderia ser traduzido em palavras como amor, paz, harmonia. Na mesma hora que vi a cena, todos os meus pensamentos pararam. Sorri e olhei em volta. Andei mais devagar que o habitual, respirei mais profundamente que o normal, e percebi que só eu fazia isso, apesar de ter um número considerável de pessoas ali. Foi aí que me dei conta de algo que as pessoas não costumam dizer umas as outras: precisamos cuidar do meio ambiente não só pela preocupação com o futuro. A real questão deveria ser a preocupação com o presente. Assim como, naquele momento, fui arrebatada pela harmonia da natureza, creio profundamente que se houvesse mais possibilidades dos seres humanos estarem em contato com o meio ambiente muitas coisas seriam diferentes, e a principal delas seria a dimiluição maciça do EGOÍSMO. Deixaríamos de pensar no eu, e compreenderíamos a imensurável beleza do nós.

Nenhum comentário: